Você deve ter estranhado os novos anúncios publicitários que aparecem nas páginas internas do DCO, certo?
Nós entendemos perfeitamente. Mas não precisa achar estranho!
Eles são anúncios aleatórios escolhidos pelo Google Adsense, que é a ferramenta de anúncios mais utilizada na Internet. Algo que já fizemos em nossa publicação parceira, a COTV, que tem anúncios antes de seus vídeos.
Mas por que temos esses anúncios?
Como nossos leitores sabem, o DCO não vive de patrocínio governamental e nem mesmo de patrocínio empresarial. Nós sobrevivemos com a contribuição voluntária de nossos leitores.
Contudo, infelizmente essas contribuições, que são fundamentais, não são suficientes para pagarmos todas as nossas contas e cobrirmos todos os nossos custos. Estamos estudando outras formas de financiamento da empreitada, uma delas é a apresentação de anúncios, que pode ser revogada caso avaliemos que ela não foi bem sucedida.
A solução que está sendo testada pelo DCO foi aderir ao mesmo método utilizado pela maioria dos sites, portais e blogues na Internet, que são os anúncios do Google.
Escolhemos essa opção primeiro pela sua impessoalidade. Nós não escolhemos quem irá anunciar, bem como os anunciantes não escolhem anunciar especificamente aqui. Portanto não estamos sujeitos a nenhuma vontade em particular. Segundo lugar, como até mesmo Lênin já havia preconizado, a ideia de ter anúncios em publicações como a nossa, é possível, contanto que a publicação não seja dependente deste anúncio. A renda dos anúncios será um adicional, não o fundamental. No melhor dos casos, será 30% daquilo que recebemos hoje, o que infelizmente não cobre os custos de uma publicação cara, como um jornal diário.
Os anúncios do Google Adsense são aleatórios. Portanto, não é o DCO que escolhe qual anúncio vai aparecer. O Google troca de anunciante a cada atualização de página, o que garante a desvinculação total do DCO aos anunciantes.
O único “vínculo” que o DCO poderia ter, assim, é ao próprio Google. Mas também não consiste em uma dependência financeira e muito menos política, uma vez que praticamente todas as páginas na Internet são obrigadas a se vincular ao Google por este ser o maior monopólio das redes.
Logo, o Google não impõe absolutamente nada para poder exibir seus anunciantes. E DCO, assim, tem uma fonte de renda adicional que ajuda a cobrir todos os nossos custos, sem perder absolutamente nada em sua linha editorial e em sua independência política.