Previous slide
Next slide

"Indignação com caluniadores"

Carta Aberta em Solidariedade ao PCO

Companheiro Charles Gentil, do PT, apoia o PCO contra calúnias direitistas de que o partido é alvo

No ato de anteontem, sábado (03.07.2021) houve um entrevero entre supostos partidários do PSDB e prováveis militantes do PCO.

Digo supostos partidários do PSDB, porque cogito mesmo que possam ser indivíduos pagos e infiltrados e cujo propósito consiste em provocar manifestantes de esquerda ou extrema-esquerda, nos atos Fora Bolsonaro.

Digo prováveis militantes do PCO, porque embora reconheça que atitudes provocativas da direita ou extrema-direita possam ser rechaçadas por estes militantes com o uso da força – eu que sou pacifista reivindico o amor -, no entanto, só posso entender que apenas de forma maliciosa e por cacoete autoritário, considero que alguém atribua a estes militantes, o roubo ou furto de celulares como prática.

E aqui é preciso considerar, que não é de hoje que revolucionários são deliberadamente confundidos com bandidos. Aliás, é um ardil muito usado pelos donos do poder de ontem e de hoje, fazer com que revolucionários, sejam desacreditados por serem considerados foras da lei.

Os companheiros do PCO não pertencem a quadrilha nenhuma, não são bandidos, mas,sim,são autênticos revolucionários.

Se nós, do Partido dos Trabalhadores, que decidimos fazer frente ao sistema de injustiça social, isto é, ao capitalismo, e optamos fazer isto pela via institucional; se tentaram nos estigmatizar pela imprensa como bandidos, como uma quadrilha, o que dizer, então, da calúnia e termos injuriosos, quando esta mesma imprensa for se dirigir a revolucionários, como é o caso dos companheiros do PCO.

O que mais me preocupa e indigna é que alguns mal intencionados do próprio campo da esquerda, até se antecipam aos meios de comunicação e sugerem, de forma covarde, que revolucionários sejam bandidos.Isto só cobre de infâmia, o acusador.

E digo isto indignado mesmo; indignado por certas aproximações que estes difamadores – e ingênuos em política – tem com certos partidos de esquerda, que nutrem a ilusão que irão substituir o PT, enquanto alternativa para a sociedade brasileira.

E minha indignação com estes caluniadores é visceral, porque sou um inconformado com injustiças e hipocrisia.Há já muito blá-blá-blá em torno da sova que supostos psdbistas receberam.

Mas, estes difamadores que se prontificam a defender os SUPOSTOS tucanos poderiam me explicar, o que justifica um homem que defende o verde e amarelo agredir uma companheira, que é radical em usar o vermelho?

E faço este recorte de gênero porque não admito – sob hipótese alguma, mesmo por vôos de motivação ideológica – que uma mulher seja em um ato político ou fora dele, agredida fisicamente ou sequer insultada, uma vez que, isto exprime uma outra forma de violência: a violência simbólica, de uma sociedade estruturada sob o machismo e sexismo mais perverso e escravizante.

E que fique claro como a luz do sol: ao menos uma mulher do PCO foi agredida por tucanos e que, no entanto, são generosamente vitimizados e defendidos às claras por aqueles que – à direita da esquerda – não se bicam com o PCO e não sabem se situar no mundo político e muito menos, compreendem o que é a luta de classes ( porque acreditem em mim, a luta de classes existe, como é fato a lei da gravidade, e aos que em protesto discordam peço que ousem questionar esta lei e a mim, exercitando a liberdade de saltarem ao meio-dia, de um prédio de 50 metros. Penso que ninguém – no bom uso de sua razão – seria suficientemente intransigente para isto.).

E para que não haja mal entendido algum reitero,aqui, para mais uma vez, deixar claro como a luz do sol: sou um pacifista radical; o que não quer dizer que, não tenha um radical apreço por revolucionários e revolucionárias.

Também é preciso deixar claro como a luz do sol que: não habito as sombras, por isto reconheço a céu aberto, o valor dos companheiros do PCO destacados que são na luta pela defesa do Estado Democrático de Direito e que já pelejavam nas ruas, enquanto muitos da direita cochilavam no conforto de suas poltronas, antes mesmo de cogitarem saírem às ruas contra Bolsonaro, os companheiros do PCO já expunham suas vidas aos riscos da contaminação pelo novo coronavírus, por isto é compreensível – embora não seja recomendável – uma ação enérgica de reprimenda como a que foi aplicada a um grupelho de direitistas provocadores, o que de qualquer forma, não deve – sob pretexto algum – desabonar o valor da luta, a qual ardorosamente também estão dedicados estes revolucionários.

Por isso, nesta Carta Aberta de Solidariedade, reivindico solenemente a justiça de que, não só reconheçam que os companheiros do PCO são enérgicos, mas também que não se consinta a mesquinharia que maquina a baixa política de confundir-se com bandidos quem é revolucionário, assim como não admitimos o jogo sujo daqueles que em 1964 pretendiam, de forma indevida, associar guerrilheiros a terrorista.São coisas distintas como o joio é diferente do trigo ou o papagaio é distinto do tucano.

Toda solidariedade aos companheiros do PCO para que não agridam a verdade transformando os fatos em um fórum de acusações, com ofensas abertas ou veladas a estes companheiros valorosos, na luta por um novo Brasil.

Charles Gentil
Presidente do Diretório Zonal PT do Centro.Integrante do Democracia e Luta. Coordenador do Comitê Popular Antifascista Ponte Rasa Pela Democracia e Lula Livre.

Gostou do artigo? Faça uma doação!