Da redação – Em discurso na noite desse sábado (15),em Santa Maria-RS, o presidente golpista Jair Bolsonaro anunciou que o Brasil foi aceito como “aliado extra” da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
“Com muito orgulho, anuncio que há pouco colhemos um dos frutos da nossa viagem aos Estados Unidos, ao sermos aceitos pelo presidente Donald Trump como aliado extra-Otan”, disse Bolsonaro (Agência Brasil, 16/6/19). O “orgulho” de Bolsonaro deve ser realmente sincero, já que ele é conhecido por bater continência para a bandeira dos EUA e fazer papelão nas visitas com Donald Trump.
Segundo Bolsonaro, a aceitação do Brasil vai significar melhorias no equipamento militar brasileiro. Na realidade, tudo isso não passa de uma enorme fantasia e uma enganação dos poucos cidadãos brasileiros que ainda acreditam em Bolsonaro.
A aliança com a OTAN é nada mais do que mais uma demonstração vergonhosa de subserviência do governo golpista brasileiro diante do imperialismo. O Brasil se junta a Países como Israel e Argentina que também são aliados extra-OTAN.
A OTAN foi uma organização criada pelo imperialismo para garantir o domínio militar sobre os países principalmente no hemisfério norte. O Brasil serve como um aliado político daqueles que roubam o mundo todo e promovem o assassinato de milhões de pessoas para garantir esse roubo. Incluindo aí, logicamente, o roubo dos brasileiros.
Existe um acordo de proteção mútua entre os membros da OTAN, mas o status de aliado extra-OTAN não garante sequer essa proteção por parte do outros países membros. Na prática, se o Brasil for agredido, os Estados Unidos não precisam fazer nada, já se os Estados Unidos exigirem a presença do Brasil em determinado conflito, podemos esperar pelo capachismo de Bolsonaro abanando o rabinho para defender seu dono.
Sem contar outras exigências que fazem parte dos desejos norte-americanos no Brasil, como por exemplo a Base de Alcântara no Maranhão.