A Força Aeroespacial do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (CGRI) do Irã anunciou a incorporação do míssil balístico Khorramshahr-4 em uma nova base subterrânea descrita como “cidade de mísseis”. A cerimônia contou com a presença do chefe do Estado-Maior, general Abdolrahim Mousavi, e do comandante da força, general Majid Mousavi.
Segundo as informações divulgadas, o Khorramshahr-4 tem alcance aproximado de 2.000 quilômetros e capacidade de transportar uma ogiva de 1.500 quilos. A precisão estimada é na casa das dezenas de metros.
Foram apresentadas características como altas velocidades fora e dentro da atmosfera e recursos voltados a dificultar a interceptação, além de referências a veículo de reentrada manobrável, orientação no meio do trajeto, menor assinatura de radar e resistência à guerra eletrônica.
A divulgação ocorreu junto de menção a uma mudança de doutrina militar, descrita como passagem de postura defensiva para ofensiva. O anúncio também aparece no âmbito de uma rodada prevista de negociações indiretas entre Irã e Estados Unidos em Mascate, capital de Omã, com informação de que não haveria contato direto entre as delegações.



