O Clube de Leitura Natália Pimenta retomou suas reuniões em 2026. O livro escolhido para discussão foi O Velho e o Mar, do escritor norte-americano Ernest Hemingway.
Além da importância literária de Hemingway, a escolha é também uma homenagem à companheira Natalia Pimenta, que era grande apreciadora do escritor. Natália foi fundadora e idealizadora do Clube de Leitura do CCBP e esse foi o primeiro encontro do Clube após o falecimento da companheira, no final do ano passado.
O Velho e o Mar é o último livro de Hemingway, escrito na década de 50, quando o escritor morava em Cuba. É um relato muito poético e profundo de um velho pescador e sua luta para pescar um peixe no Mar do Caribe.
Há mais de 80 dias sem conseguir pescar, o velho consegue pescar um enorme peixe, do tamanho de seu pequeno barco. São alguns dias de luta com o peixe que é ao mesmo tempo, seu adversário e seu único amigo em alto mar.
Enquanto o velho pescador luta com o peixe, na solidão do mar, todo o seu pensamento está voltado a como sobreviver àquela situação, o que fazer para ganhar a luta contra o peixe. O livro é também a luta do homem com a natureza, não com uma natureza que simplesmente é sua inimiga, mas uma natureza da qual o próprio homem faz parte e tenta dominá-la pela inteligência. Não qualquer inteligência, não a inteligência dos acadêmicos cujo pensamento não expressa nada de prática. É a inteligência prática do homem, do ofício de pescador que sabe como dominar o peixe, por piores que sejam as condições.
Esse é o segundo livro de Hemingway lido no Clube. O primeiro foi O Sol também se levanta, o primeiro romance do escritor.
O Clube de Leitura Natalia Pimenta se reúne toda última quinta-feira do mês. As reuniões são abertas para todos. O próximo livro discutido será Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa.





