O acampamento da 54ª Universidade de Férias da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), realizado em Sorocaba (SP), conta com a presença destacada da Loja Robespierre. A loja cumpre papel central na agitação e propaganda, levando a centenas de participantes uma ampla variedade de produtos diretamente ligados às campanhas políticas e à defesa do programa revolucionário.
Em entrevista ao Diário Causa Operária, Calebe Henrique, de 22 anos, responsável pela banca no local, explicou a importância da iniciativa. “A loja cumpre um papel importante justamente por conta da agitação e propaganda. Os companheiros que já tiveram o privilégio de conhecer a nossa banca ou as compras online sabem que todos os produtos estão diretamente relacionados às campanhas políticas”, afirmou.
No último período, a loja Robespierre se destacou internacionalmente com a linha em defesa do Eixo da Resistência, incluindo camisetas do Hamas, do Hesbolá, da Jiade Islâmica, da Guarda Revolucionária Iraniana, da Frente Popular pela Libertação da Palestina, além de homenagens aos mártires. Neste ano, a resposta imediata ao sequestro criminoso do presidente Maduro pelo governo imperialista dos Estados Unidos levou ao lançamento da linha “Todo Apoio à Venezuela”. Entre os itens disponíveis no acampamento estão bandeira de tecido Oxford costurada e dupla face, camiseta, boné com a bandeira costurada da Venezuela e uma caneca de porcelana com as cores nacionais.

A variedade de produtos é extensa. Há linhas desde a luta contra o golpe de 2016, com camisetas pela liberdade de Lula e “Lula presidente”, até o enfrentamento à ditadura do STF com a campanha “Todo apoio à liberdade de expressão, abaixo a ditadura do STF”. Além disso, a loja mantém uma seção dedicada aos clássicos revolucionários, com itens de Marx, Engels, Trótski, Rosa Luxemburgo, Che Guevara e Fidel Castro.

Calebe destacou ainda as possibilidades de personalização. “Chega um companheiro que queira uma camiseta, por exemplo, do Che sentado armado, a gente faz também”, contou.
“A loja sempre participa dos atos e eventos com a banca, e o acampamento não é diferente. Tem centenas de pessoas que vão passar por aqui que são nosso público-alvo. É a maior atividade de esquerda de formação”, explicou. Além de decorar o espaço com produtos atrativos, a banca serve como ponto para que militantes do PCO levem materiais para suas regionais, do Sul ao Nordeste e Norte. Há relatos de compras grandes, inclusive de militantes de Manaus.
Entre as novidades que chegaram recentemente ao acampamento estão as xícaras da linha “Café, Revolução e Comunismo”, com imagens de Marx, Engels, Trótski, Lênin e agora Rosa Luxemburgo. Também estrearam os banquinhos artesanais pintados à mão, com temas do PCO, do Eixo da Resistência (como Irã e Palestina) e com as cores da Venezuela.


Para Calebe, o valor político da loja vai além do financeiro. “É uma ferramenta importante de agitação e propaganda. Muitas pessoas conhecem o Partido da Causa Operária e defendem o mesmo programa porque conheceram nossa banca em um ato na Paulista, em São Paulo ou em outros estados do Brasil. Além de ser uma forma militante de arrecadação para as atividades partidárias, é fundamental para a agitação e propaganda”, concluiu.
A Loja Robespierre segue ativa no acampamento, convidando todos os participantes a conhecerem os produtos, fortalecerem a propaganda revolucionária e levarem o material para suas cidades. A Universidade de Férias continua até o dia 25 de janeiro com aulas, debates, atividades recreativas e integração militante. Quem quiser participar pode procurar a banca no local. Ainda é possível participar presencialmente ou acompanhar as transmissões pela plataforma Universidade Marxista (unimarxista.org.br). Para inscrições e informações, entre em contato pelo número (11) 99741-0436.







