O sexto dia da 54ª edição da Universidade de Férias da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), realizada no hotel-fazenda Estância Primavera, em Sorocaba (SP), foi marcado pela segunda aula sobre a obra O Capital, de Karl Marx, ministradas pelo presidente nacional do Partido da Causa Operária, Rui Costa Pimenta. Com a chegada de mais participantes, o clima de camaradagem e animação continuou forte, combinando estudo teórico, lazer e convivência entre participantes de diversas regiões do país.
O dia começou com a expectativa pela segunda aula do curso central da edição, que aprofundou os conceitos introdutórios do capítulo 1 de O Capital, focando na mercadoria como elemento fundamental da análise marxista. Muitos participantes, especialmente os recém-chegados, destacaram a clareza da explicação de Rui e a importância de estudar essa obra clássica de forma coletiva e aprofundada durante as duas semanas do evento.

Entre os que chegaram hoje está Robson de Oliveira, 27 anos, que desembarcou no acampamento bem a tempo do almoço. Ele ainda não teve oportunidade de explorar todo o espaço, mas já elogiou a estrutura:
“Não deu tempo ainda de andar em tudo porque o espaço é muito grande, a estrutura é muito boa. Então, recomendo para quem ainda não veio. Ainda dá para comparecer, né? Mas o espaço é muito bom. Tem duas piscinas, área de jogos. Já dei uma olhada na loja Jacobinos, tem bandeira, boné, livro, bastante coisa interessante”.

Robson chegou após o término da aula do dia, mas está ansioso pela próxima:
“Eu acho que o curso é de um tema muito importante. É um livro que é base para qualquer marxista, só que é um livro muito denso. Então, eu acho que nada melhor do que ter essas duas semanas para poder ler, estudar, tirar as dúvidas. Vai ser uma boa experiência.”
O dia também teve uma partida de futebol:



Sofia, 22 anos, estudante universitária da Paraíba, chegou na segunda-feira após o ato em defesa da Venezuela. Ela já aproveitou o ambiente e as atividades:
“O ambiente está muito bom, muito agradável. Consegui fazer amizades, conhecer pessoas de outros lugares do país. A aula de agora foi uma introdução muito boa. Como eu estudo serviço social, a gente viu isso em economia política, sobre o que é mercadoria e tudo. Achei muito boa.”
Mário, 29 anos, artista que veio por influência do curador Reginaldo Dias, um dos fundadores do PCO, participa pela primeira vez de um acampamento. Ele destacou o impacto da aula:
“A aula de hoje foi primordial para mim, está abrindo a minha cabeça para muita coisa que acontece desde o século XIX. Deu pra entender mais ou menos o que é mercadoria pela explicação do Rui. Ele passa as coisas mais importantes. Faltam 10 dias ainda e tá sendo muito bom pro meu aprendizado.”
Angelina, 69 anos, veterana que participa desde 2017 (quando o tema foi os 100 anos da Revolução Russa), chegou no domingo (dia 11) e já conhece bem o formato das Universidades de Férias. Ela prefere o ao vivo:
“O curso é maravilhoso. Ontem foi a introdução e hoje foi sobre as mercadorias, o começo do capítulo 1. Eu sempre prefiro participar ao vivo, porque se der problema no YouTube eu não perco nada. O espaço é muito bonito, andei pegando flores para enfeitar a mesa. A comida é muito boa. Eu não como carne, mas vivo comendo outras coisas, e tem muitas alternativas”.
O dia seguiu com momentos de lazer nas piscinas, na área de jogos e no bar Jacobinos, além das refeições coletivas que continuam sendo elogiadas pela qualidade e variedade. A expectativa para os próximos dias permanece alta, com mais aulas de O Capital, atividades esportivas e a formação teórica que fortalece a luta revolucionária.
A 54ª Universidade de Férias segue até 25 de janeiro e continua recebendo novos participantes. Venha fazer parte dessa experiência única de estudo e convivência com pessoas novas.
Confira fotos do dia:

A 54ª Universidade de Férias segue até 25 de janeiro. Ainda dá tempo de participar! Basta entrar em contato com o número (11) 99741-0436.





