Após muita expectativa, finalmente chegou o dia primeiro ato nacional de 2026. Marcada para 10h, na cidade de São Paulo, a manifestação em defesa da Venezuela vem sendo convocada pelo Partido da Causa Operária (PCO) desde o final do ano passado. O ato acontece na Praça Oswaldo Cruz, no centro da capital paulista.
Quando decidiu convocar o ato, o Partido considerava que uma agressão à Venezuela era iminente. O governo norte-americano, que já havia enviado quatro mil soldados para o Mar do Caribe, vinha realizando operações de assassinato sumário contra tripulantes de embarcações venezuelanas.
No último dia 3 de janeiro, o mundo assistiu ao sequestro criminoso do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, levados à força de Caracas por tropas da “Delta Force” dos EUA. O ataque covarde, que envolveu o bombardeio de áreas civis com mais de 150 aeronaves, deixou um rastro de pelo menos 100 mortos, incluindo idosos como Rosa González, assassinada dentro de sua própria casa.
Diante desta agressão brutal, o apoio do povo brasileiro nas ruas se tornou ainda mais decisivo. Este será a primeira grande manifestação no Brasil desde que o imperialismo intensificou o cerco militar contra o país sul-americano.
Após praticar pirataria em águas internacionais, o governo norte-americano agora afirma abertamente que “irá governar” a Venezuela. Mantido prisioneiro em Nova Iorque, Maduro declarou-se oficialmente “prisioneiro de guerra” e denunciou a violência do sequestro que deixou Cilia Flores com fraturas e sem qualquer assistência médica.
Enquanto o governo Lula adota uma postura de “pseudo neutralidade” e notas formais, o PCO (Partido da Causa Operária) reforça que a única resposta eficaz contra o imperialismo é a mobilização de massa. A agressão contra a Venezuela é um ataque direto a toda a América Latina, utilizando os mesmos métodos genocidas vistos em Gaza para proteger lucros de bancos e fabricantes de armas.
O ato nacional marca a abertura da 54ª Universidade de Férias e já conta com caravanas que chegaram de diversos estados do país. Ainda dá tempo de se somar a esta luta histórica!
-
QUANDO: Hoje, 11 de janeiro (Domingo)
-
HORÁRIO: 10 horas da manhã
-
ONDE: Avenida Paulista (Concentração na Praça Oswaldo Cruz)
-
COMO AJUDAR: Contribua com a mobilização via Pix: apoiar.venezuela@pm.me
-
MAIS INFORMAÇÕES: (11) 99741-0436
ABAIXO A AGRESSÃO IMPERIALISTA!
FORA O IMPERIALISMO DA AMÉRICA LATINA!
LIBERDADE PARA MADURO E CILIA FLORES!




