A presidente de Honduras, Xiomara Castro, afirmou nesta terça-feira (16) possuir informações de inteligência verificadas indicando que o ex-presidente Juan Orlando Hernández, recentemente indultado nos Estados Unidos após cumprir pena por narcotráfico, estaria planejando retornar ao país com o objetivo de anunciar um novo vencedor das eleições presidenciais e desencadear um golpe de Estado.
A presidente descreveu a intenção como uma agressão destinada a violar o ordenamento constitucional e chamou a população a se mobilizar em defesa do processo democrático. “Convoco o povo hondurenho, movimentos sociais e militância a concentrar-se em Tegucigalpa para rejeitar qualquer intento golpista e demonstrar ao mundo que aqui não haverá ruptura institucional”, afirmou Castro.
O anúncio ocorre em meio à incerteza sobre os resultados das eleições presidenciais de 30 de novembro, que ainda não tiveram um vencedor oficial declarado, aumentando as preocupações políticas no país centro-americano. Além disso, aliados de Castro e partidos de oposição têm denunciado irregularidades no sistema de apuração de votos e começaram protestos, atrasando a recontagem de algumas cédulas eleitorais.





