Forças de ocupação de “Israel” destruíram, na madrugada desta terça-feira (9), casas nas cidades de al-Odaisseh e al-Khiam, no distrito de Marjayoun, sul do Líbano, em nova violação do cessar-fogo e da fronteira reconhecida internacionalmente. As demolições ocorreram após uma série de ataques aéreos contra a região na noite anterior.
De acordo com informações da emissora libanesa Al Mayadeen, uma residência localizada na estrada principal de al-Odaisseh foi demolida por tropas israelenses. Marcas de veículos blindados ficaram visíveis nas estradas de terra que ligam o assentamento de Misgav Am, do lado ocupado, à cidade libanesa, indicando incursão terrestre além da linha de separação.
Em atualização posterior, a mesma emissora informou que as forças de “Israel” realizaram novas demolições na área de Wadi al-Asafir, ao sul de al-Khiam, também no distrito de Marjayoun, atingindo outras casas. Até o fechamento deste artigo, não havia informação sobre feridos ou número total de moradores atingidos.
As demolições ocorreram poucas horas depois de ataques aéreos israelenses contra diferentes pontos do sul do Líbano, incluindo Jabal Safi, Wadi Azza e Iqlim al-Tuffah. Segundo as informações, foram realizadas pelo menos seis ataques aéreos, em desacordo com o cessar-fogo anunciado no ano anterior.
Autoridades libanesas vêm denunciando repetidas violações da linha de fronteira por parte de “Israel”, com sobrevoos, bombardeios e incursões terrestres. As populações de al-Odaisseh, al-Khiam e outras localidades do sul do país convivem com a destruição de moradias, deslocamentos forçados e a ameaça de retomada de confrontos em maior escala.





