A 56ª edição do prêmio Bola de Prata, organizado pela ESPN, confirmou nesta segunda-feira (8) o domínio de Flamengo e Cruzeiro na temporada 2025 do Campeonato Brasileiro. O time carioca, campeão nacional com antecedência, e o clube mineiro, terceiro colocado, formaram a base da seleção do torneio, que ainda contou com jogadores de Mirassol, Palmeiras e Vasco.
Principal destaque do Flamengo, o uruguaio Giorgian De Arrascaeta, foi eleito o craque do Brasileirão e recebeu a Bola de Ouro, coroando uma campanha em que marcou 18 gols. Ele integrou a seleção ideal ao lado do zagueiro Léo Pereira e do atacante Pedro. Este último também levou o prêmio de gol mais bonito, anotado na goleada por 8 a 0 sobre o Vitória.
O Cruzeiro, terceiro colocado, também teve participação expressiva na premiação. O atacante Kaio Jorge, artilheiro do Brasileirão com 21 gols, integrou a seleção, assim como o meia Matheus Pereira, o zagueiro Fabrício Bruno e o volante argentino Lucas Romero. No entanto, os jogadores de Flamengo e Cruzeiro não estiveram presentes à cerimônia, já que o primeiro se prepara em Doha para a Copa Intercontinental e o segundo se concentra para as semifinais da Copa do Brasil.
Entre os paulistas, apenas o Palmeiras colocou um jogador na equipe ideal. O atacante Vitor Roque, que participou da cerimônia, comentou a temporada marcada por dois vice-campeonatos, no Brasileirão e na Libertadores, e afirmou que o clube já volta as atenções para 2026 em busca de um título importante. O meia Allan, revelado nas categorias de base palmeirenses, foi escolhido como revelação do campeonato.
Sensação do torneio, o Mirassol encerrou o Brasileirão na quarta posição e garantiu vaga direta na fase de grupos da Libertadores. O clube do interior paulista emplacou três nomes na seleção: o goleiro Walter, de 38 anos, eleito melhor da posição, o lateral-esquerdo Reinaldo e o técnico Rafael Guanaes, que recebeu o Troféu Telê Santana de melhor treinador, superando nomes como Filipe Luís.
Mesmo com campanha irregular e apenas a 14ª colocação, o Vasco foi representado pelo lateral-direito Paulo Henrique, recentemente convocado para a seleção brasileira dirigida por Carlo Ancelotti e que sonha com presença na Copa do Mundo de 2026.





