O rabino Israel Dovid Weiss, conhecido por sua atuação internacional em defesa do povo palestino e pela oposição aberta ao sionismo, enviou mensagem de solidariedade ao Partido da Causa Operária (PCO) e à família de Natália Braga Costa Pimenta, falecida em 22 de novembro, aos 40 anos.
No comunicado, escrito em inglês e encaminhado ao Partido, o rabino afirma: “com tristeza e pesar, tomamos conhecimento do infeliz falecimento de sua querida amiga, Natália Pimenta. Que Deus Todo-Poderoso abençoe sua alma e ajude seus filhos a terem um futuro brilhante, sem mais sofrimento ou dor. Em solidariedade, em nome do Rabino Weiss”.
A mensagem se soma a manifestações de pesar vindas de organizações políticas, entidades de solidariedade à Palestina e movimentos que acompanharam a trajetória de Natália, dirigente do PCO e vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal). Ela dedicou quase três décadas à militância, com destaque para o trabalho no movimento estudantil e na defesa do povo palestino.
O gesto de Weiss tem peso particular porque o rabino é uma das principais referências do judaísmo religioso que combate a utilização da religião para justificar a política da entidade sionista. Em seus pronunciamentos, ele tem reiterado que a opressão contra o povo palestino não representa o judaísmo, mas sim uma política de Estado. Nesse sentido, defende abertamente o fim do Estado de “Israel”.





