Durante o ato em homenagem à dirigente Natália Braga Costa Pimenta, realizado neste domingo (30) na Casa de Portugal, em São Paulo, foi lida uma carta enviada pelo Dr. Basem Naim, membro do Birô Político do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas, na sigla em árabe) e ex-ministro da Saúde da Palestina. A mensagem foi encaminhada a Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO, em solidariedade pela morte de sua filha.
A seguir, a íntegra da carta lida no ato:
“Excelentíssimo Sr. Rui Pimenta,
Presidente do Partido da Causa Operaria,
É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de sua filha, Natália Pimenta, cuja coragem, integridade e compromisso inabalável, a tornaram uma defensora excepcional da causa palestina e dos direitos do nosso povo.
Através de sua liderança no Partido da Causa Operaria e de seu papel no Instituto Brasil-Palestina (IBRASPAL), ela fez contribuições sinceras e significativas que fortaleceram a solidariedade internacional com a Palestina.
Natália enfrentou sua doença com notável força e dignidade, e permaneceu firme em seus princípios, apesar das ameaças dirigidas à sua família por causa de suas corajosas posições em relação à causa palestina.
Estendemos a você, a seu marido e filhos nossos mais profundos pêsames e sinceras condolências.
Que sua memória seja uma bênção e uma fonte de força, e que vocês encontrem conforto e paz durante este momento difícil.
Aceite, carinhosamente, as minhas sinceras condolências.
Dr. Basem Naim
Membro do Birô Político do Hamas
Ex-ministro da Saúde – Palestina
Domingo, 23 de novembro de 2025”
A carta foi recebida com forte comoção pelos presentes. O dirigente palestino recorda a participação de Natália nas campanhas internacionais de solidariedade e destaca sua atuação na defesa do povo palestino.
Relação com o movimento palestino
Em 2023, Natália Pimenta integrou a delegação do Partido da Causa Operária que viajou ao Catar para se encontrar com a direção do Hamas, ocasião em que conheceu pessoalmente o Dr. Basem Naim. A atividade fez parte das iniciativas do partido para fortalecer os laços de solidariedade com os movimentos de resistência do Oriente Médio.
Natália também era, conforme informa a carta, vice-presidente do Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal). A organização também emitiu uma nota, no dia do falecimento da dirigente trotskista, a qual pode ser lida por meio do link abaixo:
Ibraspal lamenta morte de sua vice-presidente, Natália Pimenta





