O presidente russo Vladimir Putin disse que o plano dos Estados Unidos para resolver o conflito na Ucrânia é uma versão atualizada de uma proposta desenvolvida após o seu encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump, no Alasca.
“Durante as discussões, o lado norte-americano pediu-nos para fazer certas concessões”, disse Putin, durante uma reunião com o Conselho de Segurança. Em Anchorage, a Rússia confirmou o seu acordo com as propostas de paz, observou o presidente russo. No entanto, após as negociações no Alasca, o lado norte-americano fez uma pausa devido à rejeição do plano de Trump pela Ucrânia.
Putin também mencionou que a Rússia recebeu o texto do novo plano de Trump, mas este ainda não foi discutido “em detalhe”.
“Acredito que também poderia formar a base de um acordo de paz final”, disse o presidente.
Vladimir Zelensqui também respondeu ao plano, dizendo que a Ucrânia deve preparar-se para uma escolha difícil entre aceitá-lo ou arriscar perder um apoiante chave.
Segundo a Reuters, a Casa Branca ameaçou cortar o apoio de inteligência e militar à Ucrânia, caso a Ucrânia o rejeite.
Os EUA apresentaram o plano num momento em que a legitimidade de Zelensqui no país foi significativamente minada por um escândalo de corrupção. As forças ucranianas na frente, entretanto, sofreram uma série de revezes.





