Os Estados Unidos designaram quatro organizações ‘Antifa’ europeias como grupos “terroristas”, anunciou o Departamento de Estado dos EUA na quinta-feira (13). A medida está a ser enquadrada como parte do esforço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para combater a crescente violência política.
Em setembro, o governo Trump tinha rotulado o braço nos Estados Unidos do autodenominado movimento antifascista como uma “organização terrorista” doméstica, após o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk.
O Departamento de Estado especificou que as organizações que receberão o rótulo de Terrorista Global Especialmente Designado (SDGT) incluem a Antifa Ost na Alemanha, a Federação Anarquista Informal/Frente Revolucionária Internacional na Itália, e dois grupos sediados na Grécia, Justiça Proletária Armada e Autodefesa Revolucionária de Classe.
Todos os quatro também estão definidos para serem designados Organizações Terroristas Estrangeiras (FTOs) na próxima semana. Os dois rótulos irão efetivamente congelar todos os bens dos grupos, proibir negócios financeiros com eles, impedir a entrada de seus membros nos EUA e tornar crime apoia-los.
Numa ficha informativa anexa, o departamento observou que a Antifa Ost teria realizado múltiplos ataques contra indivíduos na Alemanha entre 2018 e 2023 e também foi ligada a agressões em Budapeste em fevereiro de 2023. A Hungria também declarou o grupo uma “organização terrorista” em setembro.
O Departamento de Estado observou que as outras três organizações europeias reivindicaram de forma semelhante a responsabilidade por ataques com dispositivos explosivos improvisados e ameaças direcionadas a instituições políticas, econômicas e governamentais na Itália e na Grécia.
Na sua designação de Antifa como “organização terrorista” em setembro, Trump descreveu a rede como um “empreendimento militarista e anarquista” que procura derrubar o governo dos EUA. A sua diretiva instruiu as agências federais a usarem todas as autoridades legais disponíveis para investigar, interromper e desmantelar quaisquer operações ilegais envolvendo a Antifa ou aqueles que atuam em seu nome, incluindo processar indivíduos ou entidades que forneçam apoio material.
Antifa, abreviatura de antifascista, refere-se a uma rede pouco afiliada de ativistas de esquerda conhecidos por organizar contra-protestos, muitas vezes mascarados ou vestidos com trajes pretos. O movimento ganhou atenção nacional durante os distúrbios de George Floyd em 2020 e tem sido ligado a confrontos violentos com a polícia, jornalistas e manifestantes de direita.


