A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma entidade com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA) criada em 1945 e que atualmente conta com 193 Estados-membros, que podem participar de seus eventos com direito à voz e voto.
No último dia 23, iniciou-se a 80ª Assembleia Geral, reunião anual que, nesta edição, adotou o tema: “melhor juntos: 80 anos e mais pela paz, pelo desenvolvimento e pelos direitos humanos”.
Covil dos maiores bandidos
Todo o palavreado dos discursos realizados , tentaram mostrar uma entidade voltada à promoção da paz, ao desenvolvimento, direitos humanos, sustentabilidade, cuidar do meio-ambiente, etc. Mas isso não passa de uma grande farsa.
Desde sua criação em 1945, a ONU se comprovou ser um instrumento de poder das maiores nações imperialistas sobre o conjunto dos países atrasados e da humanidade.
Sempre foi controlada por países como os EUA, Reino Unido e França que, com suas forças econômicas, políticas e militares, têm submetido os povos dos países pobres a situações de guerras, invasões e miséria.
Invasões, guerras, golpes militares
Nestes 80 anos de existência, a ONU foi avalista dos piores crimes do imperialismo. Casos mais graves, como a criação do “Estado de Israel”, em 1948, com a expulsão e o permanente genocídio do povo palestino, em nenhum momento a entidade serviu como contraposição de fato, não indo além de palavras.
Invasões armadas de países como no Vietnã e outros; golpes militares e de estado por todo o mundo, nunca tiveram algum tipo de reação efetiva da ONU.
Bloqueios econômicos
Há 65 anos, desde 1960, o povo cubano sofre os efeitos do bloqueio imposto pelos EUA, que impede o desenvolvimento econômico da nação. Além de Cuba, esses embargos também ocorrem contra dezenas de nações, inclusive Venezuela, Irã, Coreia do Norte, Síria, Rússia, Bielorrússia. Diante disso, a “democrática” ONU nada faz.
“Preocupação” ambiental
Outra enganação é a propaganda da suposta preocupação de proteção ambiental. Países de economia menor, são proibidos de se desenvolver para “não estragar a natureza”. Mas qual a preocupação da ONU e dos países imperialistas com a natureza quando jogam milhares de toneladas e mais toneladas de bombas em países como a Palestina, Líbano, Síria, entre outros? É tudo uma grande farsa!
Genocídio em Gaza
Agora, diante do genocídio na Faixa de Gaza, com todo tipo de abuso por parte do governo sionista de “Israel”, com total apoio dos países imperialistas e não há nenhuma reação por parte da ONU, que, no máximo, emite declarações, palavras, mas sem nenhuma ação concreta para impedir a ação daqueles criminosos.





