Neste sábado (13), manifestantes de diferentes locais do Brasil se reunirão na Academia Paulista de Letras, localizado no bairro da República, no centro de São Paulo, para demonstrar sua solidariedade ao povo venezuelano, ao povo palestino e aos povos oprimidos em luta contra o imperialismo. O ato público, convocado por entidades como o Partido da Causa Operária (PCO) e o Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal), terá início às 10h.
A manifestação é uma resposta às ameaças do imperialismo norte-americano contra a Venezuela. Nas últimas semanas, o governo dos Estados Unidos, chefiado pelo republicano Donald Trump, enviou navios de guerra para o Mar do Caribe e ainda declarou o governo venezuelano como “ilegítimo”. Trump aumentou a recompensa pela captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e ordenou a execução de 11 “narcotraficantes” na costa do país caribenho.
Em reação às ameaças, Maduro prometeu uma “luta armada” contra os Estados Unidos e convocou a população para se alistar em massa nas forças armadas. O presidente venezuelano também convocou milhões de integrantes da Milícia Bolivariana para a defesa do país.
As ameaças contra a Venezuela são, por sua própria natureza, ameaças contra todos os povos da América Latina, que sempre foi considerado pelo imperialismo norte-americano com o seu “quintal”. A Venezuela possui uma fronteira territorial vasta com o Brasil, o que coloca o maior país da América do Sul no centro de qualquer enfrentamento militar com os Estados Unidos.
Apesar das ameaças, o governo brasileiro não vem reagindo à altura. Manifestando a pressão imperialista sobre os governos latino-americanos, o presidente Lula declarou “neutralidade” diante das agressões norte-americanas ao país vizinho.
Diante desse cenário, a mobilização no Brasil é fundamental. Afinal, lutar em defesa da Venezuela é lutar pela soberania do Brasil. O inimigo de ambos os países é o mesmo: a ditadura imperialista mundial.
Respondendo ao chamado, o jornalista Breno Altman, do Partido dos Trabalhadores e do portal Opera Mundi, confirmou sua presença no ato que acontecerá na Academia Paulista de Letras. O Comandante Robinson Farinazzo, do canal Arte da Guerra, e o presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, também estarão presentes.
O ato é aberto a todos os que querem defender a Venezuela. Participe!





