Nesta quarta-feira (20), uma força de infantaria das Brigadas Al-Qassam realizou uma incursão contra uma posição inimiga recém-estabelecida, ao sudeste da cidade de Khan Iunis, no sul da Faixa de Gaza.
Os combatentes invadiram o local e atingiram diversos tanques de guarda Merkava 4 com dispositivos explosivos Shuath, artefatos de guerrilha e projéteis Al-Yassin 105.
Além disso, os combatentes miraram casas onde soldados da ocupação estavam entrincheirados, atacando-as com seis projéteis anti-fortificação e antipessoal, além de fogo de metralhadora. Parte da unidade entrou nessas casas e eliminou soldados inimigos em combate corpo a corpo, com armas leves e granadas de mão.
Os combatentes também conseguiram alvejar o comandante de um tanque Merkava 4, causando-lhe ferimentos fatais.
Para impedir a chegada de reforços, as posições em torno do local da operação foram bombardeadas com morteiros. O local da ação voltou a ser atingido com morteiros para garantir a retirada dos combatentes da área.
No momento em que as forças de resgate chegaram, um dos combatentes palestinos se detonou entre os soldados sionistas, provocando baixas, entre mortos e feridos. A ofensiva se prolongou por várias horas, e os combatentes do Hamas observaram pousos de helicópteros para evacuação.
Analista militar sionista reconhece alto preparo da ação do Hamas
Comentando sobre a operação das Brigadas de Al-Qassam relatada acima, o analista militar israelense Amir Bohbot afirmou que não se trata de mais um ataque isolado a uma posição militar para tentar sequestrar soldados, mas de uma ofensiva organizada, com um centro de comando na retaguarda e planejamento minucioso, equivalente ao nível de uma companhia ou até de um batalhão do Hamas.
Segundo ele, a avaliação é que, quanto mais as forças de ocupação se aproximaram do que ele chama de “hora zero”, isto é, o início da anunciada ofensiva contra a Cidade de Gaza, mais o Hamas buscará acompanhar de perto os movimentos dos invasores israelenses, aproveitando-se das oportunidades operacionais que encontrar em campo.
Ações das Brigadas de Al-Quds (ala militar da Jiade Islâmica)
Nesta quarta-feira (20), as Brigadas de Al-Quds publicaram vídeo com cenas seus combatentes atacando, com morteiros, o quartel de comando e controle do inimigo sionista dentro da Escola Al-Furqan, na região sudeste do bairro de Al-Zaytoun, na cidade de Gaza.
Ações das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa
Neste mesmo dia, as Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa divulgaram imagens do bombardeio, foguetes de curto alcance e morteiros, contra posições e concentrações de forças do inimigo sionista utilizando.
Ações das Brigadas de Saladino, o Vitorioso (ala militar dos Comitês de Resistência Popular)
Nesta terça-feira (19), as Brigadas de Saladino publicaram vídeo com cenas de seus combatentes bombardeando, com um foguete 107, soldados inimigos e aglomerações de veículos a leste de Al-Qarara, norte de Khan Iunis.





