Dentro de menos de três semanas, a Universidade Marxista, plataforma de formação política impulsionada pelo Partido da Causa Operária (PCO), estará realizando o seu mais novo curso. Após um debate aprofundado sobre a teoria marxista da revolução, que contou com a participação de centenas de pessoas na cidade de Sorocaba, agora será a vez de os militantes, filiados e simpatizantes do PCO discutirem A política marxista para as eleições.
O curso, que será ministrado, pelo presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, se propõe a enfrentar uma das questões políticas mais importantes do próximo período: qual deve ser a política dos revolucionários diante das eleições promovidas pela burguesia? Qual a função de um partido operário nesse processo? Que tipo de alianças são possíveis? São algumas das perguntas que serão discutidas ao longo da formação.
A proposta não é nova. Trata-se de um tema clássico do marxismo revolucionário. Karl Marx analisou a atuação da burguesia e dos trabalhadores durante a Revolução de 1848. O Partido Social-Democrata Alemão, ainda em sua fase revolucionária, participou ativamente das eleições como parte de sua política de agitação e propaganda socialista.
Durante a ditadura dos czares, Vladimir Lênin e Leon Trótski também se utilizaram das eleições como instrumento de denúncia do regime burguês.
A política revolucionária diante das eleições será discutida com base em textos fundamentais desses grandes nomes do marxismo.
A mais nova atividade da Universidade Marxista ocorrerá 12 meses antes do início da campanha eleitoral de 2026, momento no qual todas essas questões merecerão um debate aprofundado.
A atividade busca apresentar a elaboração programática do PCO, que já demonstrou sua correção na prática: nas últimas eleições municipais, o Partido foi o único da esquerda brasileira a crescer em número de candidatos e apresentou o maior crescimento percentual de votos para prefeito e vereador em todo o país, mesmo sob intenso boicote da burguesia.
Com um crescimento de quase 1.000% em votos, o PCO demonstra que é possível intervir nas eleições sem capitular às ilusões democráticas do regime burguês, e que a teoria revolucionária é a principal arma para orientar a luta dos trabalhadores. A Universidade Marxista, consolidada como a maior plataforma de formação política da esquerda nacional, convida todos os militantes, ativistas e interessados a participarem da atividade.
Inscreva-se já por meio do sítio unimarxista.pco.org.br





