O quarto dia do 53º Acampamento de Férias da AJR, realizado no último dia 9 de julho de 2025, começou com um café da manhã reforçado para os participantes. Frutas frescas, pães variados, queijos e iogurtes encheram as mesas, dando energia aos militantes para mais uma jornada de formação.

Na sequência, a terceira aula do curso trouxe o presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, para avançar no tema da teoria marxista da revolução. Com uma exposição clara e didática, Pimenta aprofundou os fundamentos da teoria do socialismo científico sobre a luta de classes e a necessidade de organizar o proletariado para derrubar o capitalismo.
A aula, que lotou o auditório, permitiu aos participantes trocarem ideias e debateram como aplicar esses ensinamentos na prática. A formação política segue como o cerne do acampamento, preparando a juventude para enfrentar a opressão da burguesia.

À tarde, o acampamento homenageou a Palestina, um povo que resiste heroicamente à ditadura sionista. O almoço foi marcado por um delicioso risoto com carne de carneiro.

O dia seguiu com os grupos de estudo se debruçando sobre os temas estudados, debatendo questões fundamentais para a compreensão da teoria marxista, como a natureza das forças produtivas, o que são relações de produção, entre uma série de questões e também textos de Karl Marx para aprofundar o aprendizado. De noite, foi a vez de um delicioso jantar que trouxe mais sabores árabes para o acampamento. Sopa quente, quibe assado, esfirra aberta de queijo e esfirra fechada de carne compuseram um cardápio que encantou os presentes.

Para fechar a noite, os participantes se reuniram em uma fogueira que espantou o frio do inverno paulista.






