Mundo árabe

Egito propõe cessar-fogo em Gaza, mas ‘Israel’ resiste

Proposta prevê libertação gradual de reféns e retirada de tropas de Gaza, sob pressão dos EUA para receber deslocados palestinos

O Egito apresentou um plano para retomar o cessar-fogo entre “Israel” e Hamas, com libertação gradual de reféns e retirada de tropas de Gaza, sob pressão dos EUA para receber deslocados palestinos. “Israel”, porém, segue inflexível.

O primeiro-ministro sionista Benjamin Netaniahu intensificou ataques, avisando que são “só o começo”. O plano foi debatido por especialistas como HA Hellyer, Akiva Eldar e Khaled Elgindy em programa da rede de televisão caterense Al Jazeera.
Hellyer, do Royal United Services Institute, vê pouca chance de Netaniahu ceder. Ex-colunista do jornal israelense Haaretz, Eldar aponta a intransigência israelense como obstáculo. Ex-bolsista sênior e diretor do Programa sobre Palestina e Assuntos Israelenses-Palestinos do MEI, Elgindy questiona a durabilidade de qualquer acordo. Desde outubro de 2023, a guerra matou mais de 61 mil em Gaza, segundo autoridades locais, aumentando a urgência de uma trégua.

Gostou do artigo? Faça uma doação!