Na segunda-feira (24), a ministra israelense dos Assentamentos e Missões Nacionais, Orit Strock, do partido Sionismo Religioso (SR), disse na conferência do Israel National News que a vitória sobre o Hamas “é mais importante” do que o retorno de todos os prisioneiros.
Durante uma discussão no palco com Strock, o comentarista do Canal 12, Amit Segal, perguntou se ela acredita que vencer o Hamas é “mais importante do que trazer de volta cada um dos reféns“.
“Eu concordo“, respondeu Strock. “A vitória na guerra é mais importante”, concluiu.
Segal então reiterou, perguntando se, “diante do dilema entre encerrar a guerra e recuperar todos os reféns, você está dizendo com o coração pesado: ‘Eu sou a ministra Orit Strock. Terei que abandonar alguns reféns para alcançar a vitória estratégica sobre Gaza’?”
“Eu estou dizendo isso. E estou dizendo que este era o consenso israelense há 10 ano”, ela respondeu.
O comentário é importante pois o SR é base do governo Netnaiahu e caso saia do governo o primeiro-ministro perderá a maioria no parlamento. O outro partido de extrema direita, o Poder Judeu, já abandonou o governo após a primeira fase do cessar-fogo. O SR tenta impedir a segunda fase.