Nesta sexta-feira (10), a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, casa legislativa equivalente à Câmara dos Deputados do Brasil, aprovou projeto de lei que estabelece sanções contra o Tribunal Penal Internacional, em razão dos mandados de prisão expedidos em 2024 contra Benjamin Netaniahu, primeiro-ministro de “Israel”, e Joabe Galante, ex-ministro da defesa da entidade sionista, por terem cometido crimes de guerra contra a Palestina e crimes contra a Humanidade
O projeto também estipula sanções contra o TPI caso seja realizado “qualquer esforço para investigar, prender, deter ou processar qualquer pessoa protegida dos Estados Unidos e seus aliados”. Não é a primeira vez que esse projeto é aprovado na Câmara, já tendo o sido em 2024, após o TPI ter expedido os citados mandados. No entanto, não foi enviado ao Senado, que, à época, estava sob controle do Partido Democrata, apesar de ter sido sob o governo de Joe Biden (democrata), que o genocido foi e vem sendo perpetrado. Portanto, o projeto não tornou-se lei quando da primeira votação.
Desta vez, o projeto foi aprovado na Câmara por 243 votos a 140, e deverá ser enviado ao Senado, que agora está sob controle do Partido Republicano.