Com o fim dos torneios continentais, o destaque internacional no futebol é a Copa do Mundo de Clubes, organizado pela própria FIFA. Ainda em 2024 haverá a disputa da Copa Intercontinental.
Conhecido também como Super Mundial de Clubes, o campeonato será disputado no próximo ano e terá edições a cada quatro anos. O torneio que agora contará com 32 equipes, das seis federações continentais de futebol
A Copa Intercontinental, desde setembro, vem sendo disputada entre equipes da Ásia, África e Pacífico vem disputando o campeonato. O Botafogo, atual campeão da Libertadores, confirmou sua presença e fará sua estreia contra o Pachuca, do México, partida que valerá o troféu do chamado Dérbi das Américas e será disputado no Catar.
Caso o Glorioso vença os mexicanos, precisará vencer também o Al Ahly, do Egito, para aí enfrentar o Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões e conquistar o título de melhor time do mundo no ano de 2024.
Até o ano de 2004 o torneio era disputado entre o vencedor europeu e sul-americano, sendo disputado no Japão, tradição que permaneceu no ano seguinte, mas já contava com os campeões da AFC, liga árabe; CAF, confederação africana; CONCACAF, América do Norte, Central e Caribe; e os vencedores da Libertadores e Liga dos Campeões.
O vencedor desta edição foi o São Paulo, maior vencedor brasileiro de mundiais, que superou os ingleses do Liverpool na final, neste formato, além do tricolor paulista, somente o Corinthians venceu o torneio em 2012, em cima dos também ingleses do Chelsea.
O regulamento atual da Copa Intercontinental prejudicou o futebol sul-americano, pois fez com que o campeão do continente precise disputar e vencer mais jogos para enfrentar o campeão europeu, que por sua vez, chega somente para disputar a final, evitando um possível tropeço do vencedor da Liga dos Campeões.
Já a Copa do Mundo de Clubes, será disputada por uma maioria de europeus, levando em consideração o ranking da UEFA, que colocam no torneio Salzburg, da Áustria; Atlético de Madri, da Espanha; Benfica e Porto, de Portugal; Borussia Dortmund e Bayern de Munique, da Alemanha; Juventus e Inter de Milão, da Itália; Paris Saint Germain, da França.
Além desses clubes, participam os europeus do Real Madrid, também da Espanha, por vencer a Liga dos Campeões na temporada de 2022/23; Chelsea e Manchester City, da Inglaterra, por vencerem o mesmo campeonato nas temporadas de 2020/21 e 2022/23, respectivamente.
Os sul-americanos aparecem depois dos europeus com o maior número de representantes, porém o ranking da CONMEBOL, só garante dois participantes no campeonato, que nesta edição serão os argentinos do Boca Juniors e River Plate.
O Super Mundial será disputado nos Estados Unidos, país sem nenhuma tradição no esporte, mas que pretende dominá-lo o mais breve possível.
O progressivo domínio do futebol brasileiro na Taça Libertadores, garantiu o Brasil como país com maior número de representantes no Mundial. Nosso futebol será representado pelo atual campeão da Libertadores e último confirmado no torneio, o Botafogo, além dos campeões das últimas edições: Fluminense, Flamengo e Palmeiras.
Mesmo com a tentativa de priorizar equipes europeias, aumentando as chances de que o campeão seja do continente, o futebol brasileiro aparece com o maior número de equipes no torneio, provando que mesmo sofrendo ataques de toda imprensa burguesa mundial, nosso futebol ainda é o melhor do mundo.