O Museu do Futebol, em São Paulo, inaugura nesta sexta-feira (29) a exposição Vozes da Várzea, que celebra o futebol amador paulista e suas raízes nas várzeas de rios como o Tamanduateí. Com curadoria de Alberto Luiz dos Santos e Diego Viñas, a mostra apresenta a prática esportiva por meio de mais de 500 registros, incluindo fotos, vídeos, camisas, medalhas e objetos como churrasqueiras.
Dividida em cinco sessões temáticas – Campos e Resistências, Lembrar é Resistir, Economia da Várzea, Chega pra Somar e Culturas em Campo – a exposição também conta com mapas e instalações audiovisuais.
Entre os destaques, há uma instalação especial com camisas de times coletadas pelos curadores e por personalidades da várzea, além de uma trilha sonora com músicas típicas dos churrascos pós-jogo, sugeridas por “DJs da várzea”.
O portal do museu detaca que “o visitante acompanha a relação entre o crescimento de São Paulo e o futebol amador. Os primeiros registros da prática são da região da Várzea do Carmo, às margens do rio Tamanduateí. Com o avanço das construções, os terrenos utilizados ficaram cada vez mais escassos, empurrando a várzea para as áreas periféricas do município”.
E também destaca “25 depoimentos em vídeo coletados com personagens da várzea paulistana, exclusivamente para a exposição. O público poderá escolher qual depoimento assistir por acionamento de voz – basta dizer o nome da entrevistada ou entrevistado”.
Localizada no estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com entrada gratuita às terças-feiras.