Nesta quinta-feira (28), o Partido da Causa Operária (PCO), por meio de seu sítio oficial, publicou uma nota comunicando o falecimento de Júlio Marcelino de Souza. Reproduzimos, abaixo, a nota na íntegra:
Adeus, companheiro Júlio Marcelino
A Comissão Executiva Nacional do CCN do PCO comunica aos seus militantes, filiados e amigos o falecimento do companheiro Júlio Marcelino de Souza, aos 64 anos. Fundador e membro da direção nacional do nosso Partido, militante de nossa corrente política há quase 40 anos, “Julinho” foi um incansável combatente da mobilização e organização independente da burguesia e revolucionária dos trabalhadores.
Participou nos últimos anos de todas as lutas mais importantes da classe operária do País, como militante operário, socialista, em muitas trincheiras.
Militante ativo das oposições sindicais na década de 90, atuou como organizador da oposição dos securitários e construtor da CUT. Trabalhou como operário lombador em frigoríficos, tornando-se dirigente do Sindicato dos Frios. Atuou no Partido dos Trabalhadores e na fundação do PCO.
Participou ativamente na luta contra o golpe de Estado de 2016, contra a prisão e pela liberdade de Lula.
Desde o ano passado, ajudava impulsionar a campanha em defesa da Palestina, contra o genocídio sionista.
Foi um incansável construtor do nosso Partido, onde atuou nas células de base, direção estadual de São Paulo e nacional do PCO, sendo querido e respeitado por toda nossa militância, bem como por muitos companheiros da esquerda.
Júlio deixa quatro filhos, dois netos, sete irmãos e sua mãe, além de muitos companheiros a quem externamos nossos mais profundos sentimentos e nosso compromisso de levar adiante a luta revolucionária à qual o companheiro dedicou os melhores esforços de sua vida.
São Paulo, 28 de novembro de 2024.
Executiva Nacional do Comitê Central Nacional do Partido da Causa Operária