Nesta quinta-feira (27), foi publicada pesquisa eleitoral realizada pela Associação Sociológica da Ucrânia, através da qual se constatou que apenas um em cada seis ucranianos (16,6%) votaram em Volodimir Zelensqui, que permanece no cargo ilegitimamente mesmo após terminado seu mandato.
A pesquisa constatou eleitores que Zelensqui seria menos popular que Petro Poroshenko, primeiro presidente eleito após o golpe de 2014, que receberia 7% votos se as eleições presidenciais fossem realizadas agora.
O candidato com a maior intenção de votos é Valery Zaluzhny, antigo chefe das Forças Armadas da Ucrânia, cuja demissão se deu em fevereiro de 2024. Segundo a pesquisa, Zaluzhny receberia 27% dos votos.
Dos entrevistados, 15% afirmaram não saber em quem votar, enquanto que 10% declararam que não votariam em nenhum dos candidatos.
Atualmente, a presidência da Ucrânia segue sendo ocupada por Zelensqui, muito embora seu mandato tenha terminado em maio de 2024. Sob pretexto de lei marcial em vigor em razão da guerra de agressão contra a Rússia, novas eleições só deverão ocorrer em 2025, após 7 de fevereiro, caso realmente ocorram.