O primeiro-ministro “israelense,” Benjamin Netaniahu, teria aprovado um cessar-fogo com o Líbano “em princípio” após consultas de segurança realizadas com autoridades “israelenses” no final do domingo (24), segundo uma fonte da CNN.
Apesar disso, a fonte afirmou que “Israel” ainda tem reservas em relação a certos detalhes do cessar-fogo, que deverão ser comunicados ao governo libanês nesta segunda-feira (25). O acordo dependeria da aprovação do gabinete israelense, que ainda não ocorreu.
No domingo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netaniahu, realizou “consultas de alto nível” sobre um acordo mediado de cessar-fogo com o Hesbolá. Relatos divergem sobre se Netaniahu aprovou ou um acordo, com veículos da imprensa israelense apresentando versões diferentes.
A consulta incluiu alguns ministros e oficiais de segurança de alto escalão israelenses, com foco em como Netaniahu “deveria apresentar o acordo ao público ‘israelense’ após dar ao mediador norte-americano Amos Hochstein o sinal verde para avançar com a proposta”.
Embora a Corporação de Radiodifusão Israelense (KAN), financiada pelo governo, tenha citado um oficial israelense dizendo que ainda “não houve sinal verde” para um acordo com o Líbano, os jornais Yedioth Ahronoth e Axios, por meio de Barak Ravid, também relataram um sinal verde preliminar israelense para um acordo de cessar-fogo apoiado pelos EUA.