O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, se pronunciou sobre a guerra na Faixa de Gaza nesta quinta-feira (21). “Vocês são responsáveis por matar mulheres e crianças com bombas. Vergonha!” declarou na cidade de Zahedan, no sudeste do Irã.
Suas declarações ocorreram após a Terceira Comissão da Assembleia Geral da ONU aprovar uma resolução apresentada pelo Canadá acusando o Irã de “violação de suas obrigações internacionais“.
O projeto de resolução, aprovado na quarta-feira com 77 votos a favor, 28 contra e 66 abstenções, alegou que o “respeito pelos direitos humanos” teria se deteriorado no país.
A representante permanente adjunta do Irã na ONU, Zahra Ershadi, condenou a resolução do Canadá como “seletiva, tendenciosa e hipócrita” contra o Irã.
“A República Islâmica do Irã rejeita categoricamente a resolução injusta e politicamente motivada sobre a situação dos direitos humanos em nosso país. Embora reconheçamos que sempre há espaço para melhorias, é fundamental destacar o caráter seletivo, tendencioso e hipócrita dessa resolução“, afirmou.
Ela seguiu: “a República Islâmica do Irã permanece firme em seu compromisso de promover e proteger os direitos humanos. Continuará sua cooperação construtiva e engajamento com os mecanismos de direitos humanos da ONU, bem como com o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH)”.