Relatos da imprensa israelense indicam que os danos totais nos assentamentos do norte ultrapassaram 5 bilhões de shekels, o equivalente a mais de 1,3 bilhão de dólares.
O Canal 12 informou que a destruição nessas áreas afetou 2.585 residências, com 1.000 unidades habitacionais de colonos sofrendo danos significativos devido aos ataques do Hesbolá. Em Quiriate Chemona, mais de 300 casas foram danificadas, sendo que 64 sofreram destruição severa.
Shlomi relatou danos em 360 unidades habitacionais, Metula registrou danos severos em 150 unidades e danos menores em outras 250. Em Naharia, 190 unidades foram afetadas, com 48 enfrentando danos graves.
O Instituto Israelense de Estudos Estratégicos Nacionais (INSS) revelou na última semana que 82,5% dos israelenses acreditam que a atual situação de segurança impede o retorno dos colonos ao norte da Palestina ocupada.
Além disso, 45% acreditam que “Israel” deveria trabalhar com intensidade para alcançar um acordo de cessar-fogo com o Líbano para garantir sua segurança. Enquanto isso, 24% dos israelenses consideraram a possibilidade de se mudar para o exterior, e apenas 29% afirmaram que incentivariam seus filhos a se alistarem nas forças de ocupação israelenses.