O presidente da China, Xi Jinping, chegou ao Rio de Janeiro na última segunda-feira (18) para participar da cúpula do G20 e passar 5 dias no Brasil. No dia 20, ele também realizará uma visita de Estado no País. O ano de 2024 comemora os 50 anos das relações bilaterais entre Brasil e China e o governo chinês tem grande expectativa nessas relações. Para ilustrar o fato, o órgão de imprensa do Partido Comunista Chinês o Diário do Povo publicou na última terça-feira (19), em sua edição digital, uma matéria sob o título de “Relações China-Brasil antecipam próximos ‘50 anos dourados’”. Também o governo brasileiro demonstrou interesse em estreitar os laços com os chineses, o que seria importante diante do aprofundamento da crise do imperialismo e da tendência e do acirramento crescente dos conflitos entre este e os povos oprimidos de todo o mundo.
Em um comunicado oficial emitido na terça (19), o Ministério das Relações Exteriores brasileiro descreve os compromissos do mandatário chinês no Brasil: “O Presidente Xi Jinping será recebido pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Alvorada, onde ocorrerá reunião, cerimônia de assinatura de atos, declaração à imprensa e almoço. À noite, terá lugar jantar no Palácio Itamaraty.” O comunicado também celebra o aprofundamento das relações sino-brasileiras, citando o desenvolvimento da parceria entre os dois países, principalmente ao longo dos últimos 30 anos.
O Diário do Povo Online publicou também uma série de matérias celebrando e defendendo o estreitamento das relações entre os dois países. Em uma delas, o jornal faz uma retrospectiva das viagens do mandatário ao Brasil. Sobre as impressões e perspectivas do presidente chinês, a matéria destaca, entre outras citações, que “‘se há um amigo distante, a distância é como a proximidade’. O presidente Xi disse que esta antiga poesia chinesa descreve perfeitamente a relação entre a China e o Brasil.”
Dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT), que está na presidência da república brasileira, também se pronunciaram favoravelmente à chegada de Xi Jiping ao Brasil para a cúpula do G20 e a visita de Estado. Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, recepcionou o chinês: “A chegada ao Brasil do presidente Xi Jinping, para uma visita de Estado logo após a reunião do G20, vai estreitar ainda mais nossas relações diplomáticas com a China, que estão completando 50 anos.” Ela também destacou que “somos dois grandes países que convergem pela construção de um mundo […] com base na cooperação mútua e respeito à soberania.” E finalizou sua declaração dizendo “Seja bem-vindo ao Brasil, presidente Xi Jinping!”.
O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, também ressaltou as boas relações e perspectivas de ainda maior aproximação entre as economias brasileira e chinesa no âmbito de sua pasta. Em sua declaração à imprensa durante a reunião do G20, o ministro destacou “precisamos estimular empresas chinesas a se instalarem no Brasil para fazer máquinas de pequeno porte para a agricultura familiar.”
A aproximação entre Brasil e China é importante diante do acirramento generalizado da luta entre o imperialismo contra os países atrasados. Nesse marco, o Brasil deve se integrar e fortalecer os esforços dos governos que se destacam nesse enfrentamento.