A crise humanitária em Gaza piora a cada dia, com uma em cada cinco crianças sofrendo de desnutrição, segundo o porta-voz da UNICEF, Kazem Abu-Khalaf. Em entrevista à emissora libanesa Al Mayadeen, ele destacou que a situação em Gaza ultrapassa todos os limites de violação do direito internacional, com o bloqueio imposto por “Israel” impedindo que ajuda humanitária e recursos essenciais cheguem à população.
Além da desnutrição, Abu-Khalaf revelou que cerca de 120 mil crianças precisam urgentemente de vacina contra a poliomielite, mas apenas 94 mil conseguiram ser imunizadas até o momento. O bloqueio de “Israel” ao fornecimento de vacinas pela UNRWA, agência da ONU para refugiados palestinos, agrava a situação, colocando em risco a saúde das crianças.
A UNICEF e a UNRWA fizeram diversos apelos internacionais por um cessar-fogo e pela liberação de ajuda humanitária, mas todas as tentativas foram ignoradas. Enquanto a ocupação continua o genocídio, milhares de crianças continuam a sofrer, privado dos direitos mais básicos.