Em resposta à agressão israelense, a Resistência Islâmica no Líbano, o Hesbolá, intensificou suas operações militares na madrugada de segunda-feira (4). Utilizando mísseis e drones, o movimento atacou várias bases militares israelenses, assentamentos e concentrações de soldados ao longo da fronteira com o Líbano, atingindo também territórios ocupados, especialmente no norte.
As operações começaram logo após a meia-noite, quando o Hesbolá lançou um intenso ataque de foguetes sobre o assentamento de Ayelet HaShahar, nas Colinas de Golã, área ocupada por “Israel”. Em poucos minutos, os assentamentos de Sha’al, Hatzor e Dalton também foram alvejados, com projéteis caindo sobre a ocupada Nahariya no decorrer da manhã.
Ao longo do dia, as forças de resistência libanesas também desferiram um ataque contra a Base de Monitoramento Aéreo de Meron. Outros alvos incluíram cidades ocupadas como Safad e a área de Krayot, ao norte de Haifa. Além disso, destacamentos de soldados israelenses foram atingidos na região de Manara e em Yiftah. Em todas as operações, o Hesbolá utilizou mísseis e drones de precisão, mostrando uma capacidade cada vez maior de organização e potência militar.
A ofensiva do Hesbolá deixa claro que o movimento não poupará esforços para defender o Líbano e apoiar a luta do povo palestino, intensificando os ataques à medida que a agressão sionista se intensifica.