Em um discurso histórico, o herói do Dilúvio de al-Aqsa, Iahia al-Sinuar, anunciou a operação que seria lançada meses antes do dia 7 de outubro.
Ele proferiu um longo discurso na última sexta-feira do Ramadã, conhecia internacionalmente como dia Quds, dia de Jerusalém. Ele afirmou:
“Antes do Ramadã, países pediram para evitar uma grande guerra na Palestina por causa de al-Aqsa, e o governo dos EUA tentou convencer a ocupação a controlar suas ações na Mesquita al-Aqsa, mas ela não ouviu e repetiu as incursões em al-Aqsa, e a resposta veio a seus crimes.
Estamos cientes das intenções ocultas da ocupação para depois do Ramadã, e confirmamos que nós, as forças de resistência e o Eixo de al-Quds, estaremos de olho neles e cumpriremos nosso dever de defender nosso al-Quds, nossa al-Aqsa e nosso povo.
A reação da nossa resistência na Cisjordânia, em Gaza e no sul do Líbano foi como um pequeno choque elétrico, mas transmitiu uma mensagem à ocupação que ela não entendeu de todos os mediadores.
Envio uma mensagem especial aos judeus do mundo: levantem suas vozes contra o comportamento do governo sionista, boicotem-no e forcem-no a mudar seu curso, ou vocês serão os primeiros a queimar no fogo da guerra religiosa que estão acendendo.
Envio uma mensagem à vasta maioria dos ocupantes em nossa terra. Vocês veem alguns extremistas arrastando-os para uma guerra que destruirá seu futuro. Eles querem que seja uma guerra regional e religiosa insana, e vocês serão arrastados para ela.
Digo aos líderes dos países árabes e islâmicos que palavras de condenação já não são suficientes, e uma mudança estratégica em seus caminhos é necessária para acabar com a normalização, fechar embaixadas e apoiar a resistência do povo palestino.
Vocês, os firmes em al-Aqsa, detêm as chaves da paz e da guerra. Não se subestimem, pois atrás de vocês estão poderosos exércitos, não só da Palestina, mas de todo o Eixo da Resistência.
Norte-americanos, europeus e árabes aconselharam a ocupação a controlar seus soldados em al-Aqsa, mas eles não ouviram, e a resposta chocante veio para eles.
Haverá uma inundação de incontáveis foguetes e milhões do nosso povo se estendendo um após o outro.”