O “YouTuber” Zach Hoyt, conhecido como Asmongold, foi suspenso da Twitch após afirmar em um vídeo que os palestinos vêm de uma “cultura inferior”. Asmongold, que possui mais de cinco milhões de seguidores em dois canais na plataforma. Ele também afirmou que não sente empatia pelos palestinos.
Asmongold estava transmitindo em seu canal Zachrawrr, que tem 1,9 milhões de seguidores, enquanto seu canal principal, com 3,5 milhões de seguidores, é usado com menos frequência. As diretrizes do Twitch também proíbem o uso de outras contas enquanto o usuário estiver suspenso, e Asmongold não comentou sobre a suspensão até o momento.
A conta onde ele fez os comentários foi substituída por uma mensagem indicando que está “temporariamente indisponível” por violar as diretrizes da comunidade.
Ele escreveu: “claro que ninguém merece ter sua vida destruída, mesmo que façam coisas ou tenham opiniões que considero retrógradas“. Ele acrescentou: “não me importo de me desculpar se é algo sobre o qual acho que estou realmente errado“.
O caso é atípico porque os censurados em quase sua totalidade são os defensores da Palestina. Ele serve para mostrar como a censura não é a política dos oprimidos. O que os palestinos ganham com isso? Nada. O governo de “Israel”, uma organização genocida, segue em todas as redes sociais. Aqueles que detém de fato o poder não são vítimas da repressão, eles caem por meio da mobilização popular.