Nesta quarta-feira (9), os partidos palestinos Hamas e Fatá realizaram uma reunião no Egito com o objetivo de “unificar esforços e a frente nacional”. A reunião contou com a presença da delegação do Hamas, liderada pelo membro do birô Político Khalil al-Haiia, e da delegação do Fatá, liderada pelo vice-presidente Mahmoud al-Aloul.
O assessor de imprensa de Haia declarou que “esses encontros têm como objetivo discutir a agressão contra Gaza e os desenvolvimentos políticos e de campo em andamento“. As discussões se concentram nas mecânicas do comitê encarregado de gerenciar as travessias de fronteira e questões relacionadas à saúde, abrigo, desenvolvimento social e educação.
Em julho de 2024, o Hamas e o Fatá, junto a diversas outras organizações palestinas, assinaram um acordo histórico para montar um governo de unidade nacional na Palestina. Desde então não houve grandes divulgações, até porque ainda não há previsão de fim da guerra, mas aumenta as conversas entre ambos os partidos.
O Fatá era o maior partido da Palestina até a década de 2000. Ele foi superado pelo Hamas, pois este se manteve na luta armada contra a ocupação sionista, o Hamas venceu as últimas eleições que “Israel” permitiu que fossem realizadas na Palestina, no ano de 2006.