O Botafogo é o clube com mais jogadores convocados para a Seleção Brasileira por Dorival Jr. para as Eliminatórias, superando o Real Madrid. Fora três atletas chamados: Alex Telles, Luiz Henrique e Igor Jesus. O Real Madrid, que antes liderava a lista com quatro jogadores, agora tem apenas dois (Endrick e Rodrygo) após cortes por lesão de Vini Jr. e Éder Militão.
Além disso, o Brasil teve outras mudanças na convocação inicial, como Bremer, Alisson e Guilherme Arana, sendo substituídos por jogadores como Beraldo e Weverton.
Com sete jogadores convocados para a Data Fifa de outubro, o Botafogo ampliou um recorde do clube em convocados, superando sua marca anterior de quatro jogadores em 1966. Além dos três brasileiros, o clube conta com Gatito Fernández (Paraguai), Bastos (Angola) e Jefferson Savarino (Venezuela). O Brasil enfrentará o Chile e o Peru nas Eliminatórias, ocupando atualmente a quinta posição na tabela.
Além dos jogadores do Botafogo, Dorival também convocou Weverton (Palmeiras), Beraldo (São Paulo), Fabrício Bruno (Flamengo), Gerson (Flamengo) que jogam no Brasil. Ou seja, um total de 7 jogadores. O número ainda é pequeno e demonstra a dominação econômica do futebol pelos estrangeiros e também a submissão da CBF a esse sistema.
Um dos grandes problemas atuais da Seleção é justamente o excesso de jogadores europeus. Enquanto isso, as seleções sul-americanas vão bem com jogadores que jogam nos clubes brasileiros.