Moradores da Vila Dique, na zona norte de Porto Alegre, bloquearam a Avenida Severo Dullius em protesto contra a falta de energia elétrica nas residências, uma situação que já dura três semanas, segundo os manifestantes. A moradora Sandra Mara de Oliveira Czerwinsky afirmou que, apesar dos pedidos, a privatizada CEEE Equatorial enviou apenas um pequeno carro, enquanto o problema afeta dois transformadores da região.
Durante o protesto, detritos foram incendiados para bloquear a via, causando um congestionamento de aproximadamente dois quilômetros no sentido Centro-Bairro. O tráfego precisou ser desviado, mas foi normalizado por volta das 20h.
Em resposta, a CEEE Equatorial fez o comentário absurdo de que não há clientes sem energia por mais de oito dias em Porto Alegre! A empresa apresentou a desculpa que a regularização das ligações depende da apresentação de documentos e do cumprimento de requisitos, como licenças ambientais e regularização fundiária, responsabilidade das prefeituras.
Essa a representação clara do que é a privatização das empresas e energia elétrica no Brasil. É um crime contra a população. Chegam a ponto de achar normal ficar 8 dias sem energia! É preciso reestatizar totalmente o setor elétrico do Brasil, desde as distribuidoras no estado até a Eletrobrás!