O parlamentar Ibrahim al-Moussaui, do bloco parlamentar libanês do Hesbolá, disse à NBC News na quarta-feira (2) que os combatentes do Hesbolá infligiram “muitas baixas” nas tropas israelenses durante uma emboscada dentro do território libanês.
Ele afirmou que as forças israelenses tentaram invadir uma vila perto da fronteira, desencadeando um tiroteio que levou à morte de pelo menos um soldado israelense. Este é o primeiro confronto desse tipo em solo libanês desde a guerra de 2006 entre “Israel” e o Hesbolá.
Al-Moussaui afirmou que o confronto demonstrou a prontidão do Hesbolá para retaliar, apesar de semanas de bombardeios israelenses em todo o Líbano.
“Espere e veja. Hoje foi um exemplo, um modelo de que tipo de resistência está pronta para lutar contra os israelenses”, disse.
As Forças de Ocupação de “Israel” (IOF) afirmaram que a incursão está sendo realizada com base em “inteligência precisa”, focando em vilas no sul do Líbano, na área fronteiriça com a Palestina ocupada, como parte de um plano mais amplo desenvolvido pelo Estado-Maior Geral e pelo Comando do Norte.