O candidato a vereador Zaqueu Fernandes Balieiro, conhecido como Zaqueu da Vila, foi encontrado morto na zona rural de Gameleiras, no Norte de Minas, na madrugada desta segunda-feira (30/09). Com 45 anos, Zaqueu era integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e foi assassinado a tiros. A polícia prendeu um homem de 57 anos, também candidato a vereador, como suspeito do crime, com a apreensão de munições de diversos calibres.
O corpo de Zaqueu foi encontrado próximo ao distrito de Jacu das Piranhas, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) foi acionado, constatando que a vítima já estava sem vida. A motivação para o assassinato ainda não foi esclarecida. O corpo foi enviado ao Instituto Médico Legal (IML) para necropsia.
O MST lamentou a morte de Zaqueu em uma nota e pediu uma investigação rigorosa do homicídio, destacando que ele era liderança em três acampamentos de sem-terra e vivia sob ameaças de latifundiários na região. A organização clama por justiça, exigindo que os responsáveis sejam identificados e punidos, além de reforçar a necessidade de proteção aos direitos dos trabalhadores rurais e a efetivação da reforma agrária.