Nesta quarta-feira (18), a Agência Central de Notícias Coreana (ACNC) noticiou a realização pela Coreia do Norte (RPDC) de novos testes de mísseis balísticos na península coreana. É a terceira vez em uma semana que a Coreia do Norte realiza tais testes. Durante os exercícios, foram testados novos mísseis táticos Hwasongpho-11-Da-4.5, um míssil de cruzeiro estratégico atualizado para o combate, e vários mísseis balísticos de curto alcance montados com ogivas convencionais supergrandes de 4,5 toneladas.
Kim Jong Un, chefe de Estado da RPDC, supervisionou os testes e apontou para a “necessidade de continuar a reforçar a força nuclear e ter a mais forte capacidade técnica militar e capacidade ofensiva esmagadora no campo de armas convencionais também”.
Os novos testes ocorrem em resposta ao aumento das provações dos EUA na região, que, nos últimos meses, “aumentaram o envio de bombardeiros de longo alcance, submarinos e grupos de ataque de porta-aviões para conduzir exercícios de treinamento conjuntos com forças sul-coreanas e japonesas”, segundo a emissora libanesa Al Mayadeen.