As centenas de pessoas que aguardaram até o dia 14 de setembro para conhecer do livro O Hamas conta seu lado da história terão de conter um pouco a ansiedade. O lançamento da obra, que estava previsto para acontecer naquele dia, em conjunto com o retorno do presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta, ao Brasil, teve de ser adiado.
Felizmente, não será preciso esperar muito tempo. Em apenas três dias, O Hamas conta seu lado da história, produzido pela Edições Causa Operária, será, enfim, lançado na capital paulista. O evento acontecerá no Centro Cultural Benjamin Péret, localizado na Rua Conselheiro Crispiniano, 73, no Bairro da República, às 19h do dia 20.
Embora haja grande expectativa para o lançamento do livro em São Paulo, a obra já está circulando pelo Brasil. O livro já foi lançado em quatro das regiões do País, em cidades como João Pessoa (PB), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS).
Com seus primeiros exemplares tendo sido impressos no mês de julho, O Hamas conta seu lado da história é parte de um esforço inédito no mundo para dar voz à organização que melhor representa a luta do povo palestino atualmente. O Hamas é o partido mais popular dos territórios palestinos, é quem governa a Faixa de Gaza e é o grande artífice da coalizão de organizações armadas que estão, neste momento, combatendo o inimigo sionista.
A ideia do livro surgiu após uma viagem empreendida por uma delegação do PCO ao Catar, país onde o Birô Político do Hamas se reúne, sendo também sede do governo de Gaza no exílio. Na ocasião, a delegação teve a oportunidade de entrevistar dirigentes da organização palestina, bem como conhecer de perto a realidade desse povo que luta há mais de sete décadas por sua liberdade.
Um dos grandes destaques da obra é a declaração de Ismail Hanié ao povo brasileiro. Essa foi uma das últimas declarações públicas de Hanié antes de ser martirizado em um ataque covarde na cidade de Teerã, no Irã.
“O primeiro ponto é que o Movimento de Resistência Islâmica, Hamas, na Palestina é um movimento de libertação nacional palestino que limita a sua resistência e luta dentro da Palestina ocupada e não fora da Palestina e contra a ocupação israelense. Não é hostil a ninguém, mesmo que discordemos dele, mas foca na sua causa, no seu povo, no seu direito firme e inerente dentro da terra abençoada da Palestina”, explicou Hanié.
Além do lançamento do livro na cidade de São Paulo, está marcado um evento semelhante na cidade do Recife. A capital pernambucana também lançaria o livro no dia 14 de setembro, mas a atividade acabou sendo adiada para o dia 28 do mesmo mês.