Neste fim de semana aconteceram duas importantíssimas atividades da campanha de defesa da Palestina no Brasil. O lançamento do livro O Hamas conta o seu lado da história, tanto no Rio de Janeiro quanto em Belo Horizonte. Os lançamentos fazem parte de uma campanha nacional realizada pelo PCO, que também produziu os livros após a visita da direção do Partido a sede do Hamas em Doa no Catar. O livro inclusive está disponível no portal digital da campanha.
No Rio de Janeiro o lançamento aconteceu no auditório Sinaerj, o sindicato dos administradores, na noite de sexta-feira (30). Dezenas de pessoas de diversos bairros da cidade e da região metropolitana estiveram presentes. Luan Monteiro, que organizou a mesa de lançamento, declarou a este Diário: “foi a nossa principal atividade da campanha da Palestina durante esse mês. Uma atividade que a gente preparou por bastante tempo, com mais de um mês, fazendo uma grande campanha, procurando as pessoas, fazendo a venda do livro para poder arrecadar para o financiamento da campanha da Palestina. E foi um evento muito bem sucedido”.
Ele ainda destacou que: “ainda terão mais eventos como esse no estado do Rio e terão em vários outros lugares aí. Brasil. A atividade em si é muito importante, o livro é um livro histórico, ele compra um papel fundamental no esclarecimento das questões da Palestina, no esclarecimento do que a resistência palestina está fazendo e desmistifica toda as mentiras contada pelo sionismo na imprensa mundial, uma imprensa totalmente alinhada com os interesses do imperialismo e do sionismo, que são os maiores inimigos dos trabalhadores nos dias de hoje”.
Luan conclui destacando que “há um interesse muito grande em entender o que acontece na Palestina e entender o lado da resistência armada que sistematicamente é acusada de terrorismo, como forma de deslegitimar o povo que luta para libertar a sua nação”.
Após as falas da mesa foi aberto inscrições para todos que estavam presentes poderem dar declarações e fazer perguntas. Falaram pessoas ligadas a luta, dos comitês de luta, do movimento dos sem teto e outros movimentos. Um destaque foi a pergunta se de fato os palestinos estão vencendo essa guerra, uma dúvida comum diante de tanto sofrimento.
A mesa esclareceu essa dúvida lembrando que não são os apenas os palestinos que falam que estão vencendo, mas os próprios israelenses falam que estão perdendo, e ainda apresentou outros dados que apontam que a vitória é dos palestinos. Outro ponto alto foi a homenagem ao mártir Ismail Hanié, líder do birô político do Hamas, assassinado pelo Estado de “Israel”. Mais uma vez ele foi homenageado com uma salva de palmas.
O lançamento em BH
No dia seguinte foi a vez de lançar o livro na capital mineira. Ele foi feito na livraria Laço Cafeteria e contou com a presença de Henrique Areas, da direção nacional do PCO, e da Lourdes Francisco, que é da direção nacional e também é candidata a prefeita à cidade de Belo Horizonte. Além disso esteve presente Sebastião Pessoa, candidato à prefeitura de contagem.
Segundo Áreas o lançamento “foi bem animado, os companheiros ainda terminaram a apresentação do livro, chamando todo mundo a se mobilizar pela Palestina, se mobilizar pela campanha do PCO e também com um brinde com champagne no final da atividade para coroar e a atividade bem sucedida”.
Adriana Machado, que apresenta o programa Plantão Palestina na Causa Operária TV, também se pronunciou ao DCO: “o Henrique fez uma fala muito boa, apresentou o partido, apresentou o livro e a Lourdes, a candidata prefeita, falou da importância da campanha da Palestina na campanha para prefeito, na campanha do PCO em todo o Brasil”.
Sobre o evento ela ainda destacou que: “foi muito bom conhecer a militância do PCO aqui em Belo Horizonte, estava também presentes pessoal do comitê de luta, comitê da Palestina, todo mundo muito interessado e planejando um ato no dia 15, em uma outra palestra mais pra frente. Foi muito bom participar desse evento que. Que ajuda a contar o outro lado da história, o lado do Hamas em todo o Brasil”.
Os dois eventos, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, segue o padrão dos eventos anteriores que já aconteceram, em Brasília e em algumas cidades do Rio Grande do Sul. O interesse no livro é muito grande e as pessoas que participam do evento saem com uma energia positiva, ou seja, a mensagem do Hamas, de que os palestinos lutarão até a vitória, consegue ser repassada para o povo brasileiro.