No primeiro dia da campanha eleitoral de 2024, entrevistamos o candidato do Partido da Causa Operária (PCO) a prefeito de Bauru (SP), Paulo Lago. Veja abaixo a entrevista na íntegra:
Quem é Paulo Lago? Tenho 65 anos, sou casado, com dois filhos, trabalhei como bancário e no judiciário. Iniciei minha militância no PT em 1982 e na Corrente Causa Operária em 1986. Fui presidente do PT em Bauru, de onde fomos expulsos por nos opormos à política de conciliação com a burguesia, a frente popular com setores capitalistas, atualmente agrupados na “frente ampla”.
Ajudei a fundar e legalizar o PCO em 1995. Já fui candidato a prefeito pelo PT em 1988, e pelo PCO em 1996. Fui organizador da Oposição Bancária e Diretor do Sindicato dos Bancários de Bauru, primeiro sindicato filiado à CUT na região.
Quais as características dessas eleições municipais em Bauru, existe uma na esquerda em meio às eleições? Bauru é uma cidade da região central do Estado, com cerca de 400 mil habitantes. A prefeita Suéllen Rosim (PSD) busca a reeleição coligada com sete partidos e com apoio de empresários e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), interessados nos planos já em andamento de privatização do Departamento de Águas e Esgotos, do sistema hospitalar e escolar, entre outros. A esquerda se enfraqueceu devido à política da direção nacional do PT de apoiar um candidato direitista do PV.
Qual a política do PCO e quais as circunstâncias para a candidatura própria e qual a relação ao PT? Inicialmente lutamos pela formação de uma Frente de Esquerda dos Trabalhadores com PT, PSOL e PCO, concordando em apoiar o nome de Claudio Lago, presidente do PT, aprovado em plenárias. Recebemos apoio da maioria dos militantes do PT, com quem temos atuação conjunta desde o golpe de Estado de 2016. Houve um golpe da ala direita que não respeitou a decisão da militância. Assim, o PCO decidiu pelo lançamento de candidatura própria, que vai buscar continuar essa atuação comum.
Como a direita tem atuado e como a esquerda pode se fortalecer na cidade aproveitando as eleições? A direita atua unificada na defesa dos interesses da burguesia; garante o governo da prefeita e em sua maioria, apoia Tarcísio e Bolsonaro. A esquerda deve atuar com firmeza contra as privatizações e na defesa incondicional dos interesses dos trabalhadores, dos jovens e de toda a população pobre.
Que proposta do programa do PCO você destacaria como mais importante para sua cidade? A formação dos Conselhos Populares, o passe-livre, anulação do processo de privatização do DAE, colocar a saúde sob controle da população.