Nessa sexta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo brasileiro prepara uma proposta à China visando a adesão do Brasil à Rota da Seda. Lula deu uma declaração sobre isso durante o anúncio da liberação de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para obras na Via Dutra e na Rio-Santos de mais de 10 bilhões de reais.
“Como a China quer discutir a Rota da Seda, nós então vamos ter que preparar uma proposta para discutir: ‘o que eu ganho? O que o Brasil ganha se a gente participar desse negócio? Qual é a fatia importante de participação do Brasil’”, afirmou o presidente.
No âmbito da política internacional, Lula já havia defendido, neste mês, que o Brasil se aproxime cada vez mais da China, afirmando que participará da reunião deste ano da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).
151 países já aderiram à Nova Rota da Seda, conhecida também como iniciativa Cinturão e Rota. Na América do Sul, todos participam, com exceção do Brasil, Colômbia e Paraguai.