Por meio de uma publicação feita em sua conta oficial no X (antigo Twitter), a Fifa afirmou ter adiado a decisão de suspender a Federação Israelense de Futebol (FIF) das competições internacionais até depois dos Jogos Olímpicos de Paris.
A federação internacional afirma que uma “avaliação jurídica independente” do caso da Associação Palestina de Futebol (APF) contra a FIF deveria ser fornecida ao seu conselho até 20 de julho.
“Após pedidos de prorrogação de ambas as partes para apresentarem suas respectivas posições, devidamente concedidos pela Fifa, é necessário mais tempo para concluir este processo com o devido cuidado e integridade”, disse a Fifa.
A APF já questionou anteriormente a participação de “Israel” em eventos organizados pela Fifa, apelando à suspensão do “país” do órgão dirigente do futebol mundial devido ao genocídio que está sendo perpetrado em Gaza.
Cabe ressaltar que a questão da suspensão de “Israel” foi discutida no congresso anual da Fifa em Banguecoque, em maio, onde foi decidido que uma reunião especial do conselho seria realizada dentro de dois meses para determinar o estatuto da ocupação sionista.