Uma falha generalizada do Sistema Operacional Windows, mais famoso produto do monopólio norte-americano Microsoft, ocasionou a queda do sistema de inúmeros computadores de serviços de emergência, bancos, aeroportos e outros serviços de grande demanda nessa sexta-feira (19).
De acordo com relatos, as máquinas que utilizam o sistema estavam falhando logo quando são iniciadas. Tudo teria começado após uma atualização defeituosa enviada pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.
O problema causou uma série de transtornos em todo o mundo, com relatos de:
- Voos sendo cancelados em aeroportos ao redor do mundo;
- Serviços de banco online recusando o acesso ou transações dos clientes;
- Hospitais e serviços médicos sendo interrompidos;
- Emissoras sendo forçadas a sair do ar.
Horas depois das primeiras ocorrências, a CrowdStrike afirmou que “não houve um incidente de segurança ou ataque cibernético”. Posteriormente, emitiu uma nova atualização de software que corrigiu automaticamente alguns computadores. No entanto, outros precisam ser reiniciados e corrigidos manualmente, causando grandes atrasos.
Muitos voos foram paralisados em todo o mundo, e lojas e emissoras em vários países ficaram offline. Conforme a empresa de tecnologia de aviação FlightAware, a falha técnica foi responsável por mais da metade dos 1.352 atrasos e cancelamentos de voos nos EUA.
Apesar na atualização promovida pela CrowdStrike, um de seus diretores, George Kurtz, disse que os problemas podem persistir. “Pode levar algum tempo para alguns sistemas que simplesmente não se recuperarão automaticamente”, disse ao programa TODAY, da NBC.
Várias companhias aéreas na França, Austrália, Alemanha e Coreia do Sul registraram problemas devido à falha da Microsoft.
A organização dos Jogos Olímpicos de Paris disse à agência Reuters que, embora a falha estivesse desacelerando suas operações, suas vendas de ingressos permaneciam inalteradas.
No Reino Unido, o time de futebol Manchester United adiou um lançamento de ingressos programado para sexta-feira (19), culpando a Microsoft. Operadores de trem também culparam a empresa por atrasos, e a Bolsa de Valores de Londres dizendo que um “problema técnico global de terceiros” impediu seu serviço de notícias regulatórias de postar novos itens.
O Serviço Nacional de Saúde (NHS) britânico publicou no X (antigo Twitter) que “o NHS está ciente de uma falha global e um problema com um sistema de consulta de médicos gerais e registro de pacientes”. O NHS disse que o serviço telefônico de emergência do sistema ainda estava operando.