A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul planeja fechar algumas das escolas públicas da rede estadual de ensino que foram danificadas pelas enchentes que assolam o estado desde abril de 2024. Raquel Teixeira, secretária estadual da Educação, afirmou que a decisão “ainda não está tomada” durante reunião na Câmara Temática de Educação do Conselho do Plano Rio Grande, na tarde de segunda-feira (8).
Quase toda a rede pública de ensino foi afetada devido às enchentes no território gaúcho. Enquanto algumas escolas foram completamente destruídas, outras foram danificadas e precisam de reformas antes de reabrirem. Com a catástrofe que assolou o Rio Grande do Sul, muitas famílias, inclusive, se mudaram, e seus filhos já foram inscritos nas redes públicas de outros estados.
Entretanto, diante dessa destruição, o governo Eduardo Leite (PSDB) escolhe destruir ainda mais o ensino público ao invés de garantir que os estudantes possam retornar às aulas. Trata-se de um avanço em seu projeto para privatizar a educação pública gaúcha, algo que também foi expresso por meio da abertura de consulta pública sobre a concessão de escolas da rede estadual. >>> Após destruir estado, Leite quer destruir a educação pública