A Copa 2 de Julho é uma tradicional competição de futebol realizada na Bahia. Seu nome homenageia a conquista da independência nacional no estado, conquistada em 2 de julho de 1823, quando as tropas portuguesas defensoras da manutenção do Brasil como colônia de Portugal foram enfim derrotadas. A Copa está em sua 14ª edição, sendo promovida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Federação Baiana de Desporto de Participação (FBDPAR).
A Copa 2 de Julho reúne 40 participantes, incluindo equipes baianas, clubes nacionais, times internacionais e a seleção brasileira da categoria Sub-15. O torneio ocorre em oito locais diferentes na Região Metropolitana de Salvador e no Recôncavo Baiano, com estádios como o Estádio de Pituaçu, o Centro de Treinamento do Bahia, o Centro de Treinamento do Vitória e outros.
Atualmente, a Seleção Brasileira é a maior vencedora da competição, acumulando três títulos conquistados em 2009, 2010 e 2013. Depois, está a Bahia (2), o Internacional (2) e o Atlético Mineiro (1), atual campeão, empatado em número de títulos com Flamengo, São Paulo, Vitória, Palmeiras e Sport.
A abertura da Copa 2 de Julho de 2024 aconteceu no Estádio de Pituaçu, no dia 2 de julho, com uma partida entre a Seleção Brasileira e o Gavião Kyiakatejê, de Bom Jesus do Tocantins (PA). Na ocasião, a Canarinho Sub-15 goleou a equipe adversária por 6×0.
Para os atletas, a competição é uma preparação para o campeonato baiano, visando o desenvolvimento e a transformação de seus futuros no futebol. A Copa 2 de Julho é uma celebração esportiva que proporciona oportunidades para jovens talentos se destacarem no cenário esportivo nacional.