No último sábado (29/6), a Segunda Marquetalia-EB, grupo que surgiu como uma dissidência das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), anunciou um cessar-fogo unilateral.
“A Segunda Marquetalia se compromete a não permanecer armada ou uniformizada nas capitais municipais e centros urbanos ou nas rotas terrestres e fluviais […]. Da mesma forma, está comprometido com a libertação das pessoas que deteve e com o respeito e garantias para a população civil”, afirma o comunicado emitido conjuntamente no final desta fase dos diálogos.
A declaração foi feita após a conclusão do primeiro ciclo de negociações de paz entre a organização guerrilheira e o governo colombiano. Além disso, ambas as partes teriam se comprometido com uma “desescalada abrangente e gradual do conflito”.
“As delegações do governo da Colômbia e da Segunda Marquetalia concordaram em medidas antecipadas para a desescalada abrangente e gradual do conflito nos territórios onde esta organização está presente”, diz o documento emitido na ocasião.